Saúde em 5 minutos

Olá, aqui encontrará vídeos até 5 minutos, artigos e entrevistas que pode ler em 5 minutos sobre saúde e outros produtos. Espero que estes 5 minutos lhe tragam mais e melhor Saúde!

Coenzima Q10: Energia Para Todo o Dia

Entrevista à Dra. Inês Veiga sobre a importância da coenzima Q10, os seus efeitos, benefícios, as consequências para a sua quando está deficitária, quais os alimentos ricos em Q10, porque se deve suplementar a partir dos 40 anos, qual a dose diária recomendada e se há risco de toxicidade. Leia a entrevista e fique a saber a resposta a estas e outras questões. Boa leitura!

Entrevista à Dra. Inês Veiga, Farmacêutica, Diretora Técnica da Pharma Nord.

É uma substância com propriedades semelhantes às vitaminas, que é produzida pelo corpo humano e ingerida nos alimentos. A coenzima Q10 tem um papel fundamental no processo de produção de energia celular a partir dos nutrientes.

A Q10 aumenta a capacidade que as células têm de produzir energia e tem um efeito protector antioxidante.

Existem duas formas: através da produção no fígado e através dos alimentos (ex: carne e peixe).

A capacidade de produção de Q10 do organismo começa a reduzir significativamente a partir dos 40 anos.

Sim, uma vez que o organismo produz menos Q10 a partir dos 40 anos, é necessário aumentar a ingestão a partir dos alimentos ou tomar suplementos.

Existem várias doenças que estão relacionadas com baixos níveis de Q10, contudo, a insuficiência cardíaca é a principal e caracteriza-se por sintomas de cansaço extremo, associado a baixos níveis de Q10 no músculo cardíaco.

Os medicamentos para o colesterol (estatinas) e alguns anti-depressivos reduzem significativamente os níveis de Q10.

A dose recomendada em adultos saudáveis é 100 mg/dia. Em alguns casos, poderá haver necessidade de aumentar a dose. Esse aumento pode justificar-se pela idade mais avançada, pela toma de medicamentos que reduzem os níveis de Q10 no organismo ou pela presença da patologias como a insuficiência cardíaca. Em casos de insuficiência cardíaca grave convém tomar 200 a 300 mg/dia.

Para começar a sentir o efeito de um suplemento com Q10, convém tomar durante 30 dias (no mínimo). É seguro tomar coenzima Q10 durante todo ano mas também é possível optar por tomar apenas durante os períodos de maior cansaço.

Está indicado para qualquer forma de cansaço porque promove a produção de energia em todas as células.

Não é um estimulante, logo, não estimula o sistema nervoso central. Desta forma, é seguro tomar à noite, não causa insónias em ansiedade.

Diabéticos e hipertensos podem tomar Q10. Devido ao seu efeito antioxidante, a coenzima Q10 tem demonstrado ter um efeito importante a nível de protecção cardiovascular. Há inclusivamente estudos que revelam benefícios a nível do controlo da tensão arterial.

Convém tomar à refeição mas não é obrigatório tomar de manhã.

A coenzima Q10 é segura em doses até 1.200 mg/dia, não estando reportado qualquer efeito tóxico.