Saúde em 5 minutos

Olá, aqui encontrará vídeos até 5 minutos, artigos e entrevistas que pode ler em 5 minutos sobre saúde e outros produtos. Espero que estes 5 minutos lhe tragam mais e melhor Saúde!

Cada vez mais presentes na dermatologia e na cosmética avançada, os exossomas estão a transformar os cuidados de pele ao oferecer uma comunicação celular eficaz, promovendo regeneração, firmeza, luminosidade e uniformidade. Descubra como estas minúsculas vesículas extracelulares se tornaram protagonistas nas rotinas de beleza mais inovadoras.

Artigo escrito pela Dra. Ivete Fernandes, Farmacêutica, Formação Sesderma Portugal.

Boa leitura!

Foto de perfil - Ivete Fernandes

Os exossomas são pequenas vesículas extracelulares formadas no interior das células, cuja principal função é transmitir informações a células vizinhas, modulando assim diversos processos fisiológicos essenciais ao funcionamento do organismo.
Com dimensões que variam entre 40 e 160 nanómetros, estas estruturas de dimensão muito reduzida, transportam no seu interior principalmente proteínas, mas também podem conter hidratos de carbono, lípidos, fragmentos de DNA ou RNA.
Na pele, os exossomas atuam como um sofisticado sistema de comunicação celular, transmitindo, por exemplo, sinais de proliferação às células da pele, o que contribui diretamente para a regulação de processos fundamentais ao equilíbrio, regeneração e rejuvenescimento da pele.

Os exossomas representam um dos tratamentos Médico-estéticos mais aplicados no momento e alinham-se especialmente com as tendências de beleza natural, em que se pretende acima de tudo promover a qualidade da pele sem alterar as feições faciais.

O número de publicações científicas sobre o tema cresceu exponencialmente na última década, e, hoje, os exossomas são reconhecidos como uma das abordagens mais eficazes e completas no cuidado dermatológico.

Pelo seu reconhecido e comprovado papel na manutenção da homeostase cutânea, os exossomas começaram a ser utilizados em contexto dermatológico para regenerar e acalmar a pele, especialmente após procedimentos estéticos mais agressivos. No entanto, rapidamente demonstraram oferecer benefícios adicionais para a pele, nomeadamente:

– Aumentar a atividade de fibroblastos senescentes, ou seja, fibroblastos “adormecidos” cuja atividade bio sintética era reduzida;

– Estimular a síntese de proteínas da matriz extracelular, especialmente colagénio e elastina;

– Promover uma melhoria da função barreira cutânea;

– Promover a angiogénese (síntese de novos capilares sanguíneos);

– Promover a capacidade de regeneração e reparação;

– Atividade despigmentante.

Assim, as principais indicações dos exossomas em Dermatologia focam-se na reparação, regeneração e rejuvenescimento da pele. As suas aplicações abrangem diversas condições, incluindo envelhecimento cutâneo, hiperpigmentações e melasma, cicatrizes e marcas de acne, tratamentos capilares e patologias de natureza inflamatória, entre outras.

Os exossomas podem ter diferentes origens. Os de origem humana — obtidos, por exemplo, a partir da placenta, do cordão umbilical ou do fluido amniótico — não são autorizados para uso em cosméticos em muitos países, incluindo os Estados Unidos e os membros da União Europeia. Em produtos cosméticos, especificamente na União Europeia, são permitidos exossomas de origem animal, vegetal ou bacteriana.

Com a gama Exoses da Sesderma, os exossomas passam a estar disponíveis também em dermocosméticos, permitindo-lhe usufruir dos seus extraordinários benefícios no conforto da sua casa.

Em Exoses, a Sesderma combina exossomas com origem em bactérias relacionadas com a microbiota da pele, com 3 complexos complementares –antienvelhecimento, despigmentante e hidratante para prevenir e melhorar de forma eficaz e completa todos os sinais da idade, com destaque para as rugas, manchas e desidratação.

– Complexo anti-idade: para reforçar e potenciar os benefícios antiaging dos exossomas. Inclui HP Retinoato, um retinóide poderoso que demonstra em estudos, estimular a síntese de colagénio de forma superior que o retinol, e com menos efeitos adversos. Incorpora ainda silício orgânico e Centella asiatica.

– Complexo despigmentante: ajuda a aclarar manchas e uniformizar o tom graças a um derivado de vitamina c, niacinamida e arbutina.

– Complexo hidratante: para garantir a perfeita hidratação da pele, com ácido hialurónico e ceramidas que reforçam a função barreira da pele.

Os ativos deste 3 complexos encontram-se potenciados pela Nanotech® – tecnologia que representa o conceito diferenciador da marca, segundo o qual os ativos são encapsulados em lipossomas com elevada afinidade com as células da nossa pele a fim de promover uma maior penetração e eficácia.

A gama é formada por 2 referências:

Exoses The Elixir é um poderoso concentrado de exossomas combinado com os complexos anti-idade, despigmentante e hidratante, com textura leve de rápida absorção que poderá incorporar quer na rotina da manhã como da noite. É adequado a todos os tipos de pele e pode ser combinado com qualquer cuidado hidratante da Sesderma, dependendo dos benefícios que desejar potenciar. Por exemplo, para uma pele uniforme e luminosa, combine-o com Azelac RU Fluido Luminoso SPF50 ou, para potenciar os benefícios na firmeza, com Daeses Creme Lifting.

Exoses The Cream combina todos os benefícios da gama Exoses numa incrível textura que se funde na pele dando-lhe conforto e suavidade de forma instantânea. Vai adorá-lo desde a primeira utilização e poderá combiná-lo com os seus séruns favoritos da Sesderma. Combine-o com C-Vit 5 Liposomal Serum se procura luminosidade e efeito tensor flash, ou com Retisil Sérum pro-aging intensivo se procura o protocolo mais eficaz no combate às rugas e à flacidez.

Scroll to Top
SelfCare News - Branco